Elis Regina - Elis 1972

 https://www.facebook.com/groups/281160332052096/?ref=share


Hoje recebi a edição de 2021 de um álbum clássico da Música Popular Brasileira.

Em minha opinião, um divisor de águas para a carreira dela.


Elis, 1972 é um álbum passional, executado de maneira magistral e interpretado por Elis Regina, de uma forma única. Como se as canções fossem, não apenas suas interpretações, mas como se as letras e melodias tivessem saído dela, dada a emoção impressa em muitas passagens do álbum.

O projeto dessa reedição foi tocado pelo João Marcelo Boscoli, que além de músico e produtor, também é filho de Elis.


Lançado pela Universal Music Brasil e prensado pela Polysom, a reedição conta com capa gatefold, como na original, encarte e o LP tem gramatura de 180g.

Existem muitas críticas às edições produzidas pela Polysom, mas nesse caso houve certo cuidado e capricho e o que se vê (e se ouve), é um disco razoavelmente silencioso, com boa dinâmica e sem problemas crônicos como já vimos em outros projetos.


A (re) mixagem executada por Boscoli, como esperado, difere da original em vários pontos.

Vale o destaque para o cuidado que a voz foi tratada, dando uma clareza e delicadeza, a ponto de ser fácil "enxergar" a intérprete durante as audições.

Faixas como "Bala Com Bala" foram alteradas a ponto da percussão ter sido quase suprimida e ficar praticamente encoberta por todos os outros detalhes, dando ênfase ao violão e ao piano de Cesar (Camargo Mariano).

As cordas de "Atrás da Porta", que são contundentes na edição de época, é mais sutil. Mais delicada. Tirando parte da emoção que a música entrega.

Já "Cais" em minha opinião foi um dos maiores acertos da edição. A introdução foi modificada e traz uma experiência ainda mais bela do que pode ser ouvido na original.


No geral cabe atenção a algumas "vocalizações" e pequenos trechos de diálogos que podem ser encontrados ao longo das faixas.


Sobre ser ou não melhor do que a original...

Em MINHA OPINIÃO a nova edição ficou mais palatável. A forma como as frequências estão colocadas tiraram certa "agressividade" da versão original, onde essa por sua vez possui mais dinâmica.

Tudo está mais "na cara" e isso, não teria como ser diferente, acaba trazendo mais emoção para a experiência musical.


Pelo conjunto, ainda prefiro a dose extra de emoção da original.

Mas a nova traz uma beleza diferente. Principalmente para a voz de Elis, que por si só já era um presente para os fãs de música.


Elis Regina

Elis - 1972

Edição Universal Music - 2021

Disponível em Vinil, CD e nas plataformas de streaming.

Comentários