MILTON NASCIMENTO - TURNÊ CLUBE DA ESQUINA - SÃO PAULO, 18 DE JANEIRO DE 2020



MILTON NASCIMENTO E SUA ODE À MÚSICA
(Para meu pai, que foi o responsável por me apresentar à obra de Milton e para minha filha, que me acompanhou nessa emocionante viagem musical)

MILTON NASCIMENTO - TURNÊ CLUBE DA ESQUINA
SÃO PAULO, 18 DE JANEIRO DE 2020

Com pouco mais de 10 minutos de atraso, abrem-se as cortinas e lá está ele.

Milton Nascimento, do alto de seus 77 anos está diante de nós.

Já no palco, sentado num banquinho elevado, ao som de muitos aplausos e uma clara atmosfera de emoção, sem aviso ou introduções, ouvimos os primeiros acordes de violão de “Tudo O Que Você Podia Ser”, primeira faixa do álbum que dá nome a essa turnê, Clube da Esquina.
Seguida por Dos Cruces, cantada em castelhano com seu belo e característico timbre, conseguimos ter a noção do que viria pela frente.



Acompanhado por uma banda incrível, Milton, apesar de permanecer sentado por quase todo o espetáculo, graças a idade e algumas limitações físicas, continua com sua voz vigorosa, toca violão em algumas faixas e também um pequeno acordeom.

Milton Recebe no palco uma série de convidados. Parte são seus antigos parceiros de Clube da Esquina, parte são artistas da nova geração e é interessante observar as diferentes posturas. Enquanto os antigos companheiros parecem à vontade, fazendo uma jam com o amigo, os mais jovens demonstram mais que emoção, mas aquela gratidão por terem conquistado o direito de fazer parte de algo tão icônico como são os shows dessa turnê.

O primeiro a subir no palco, já na terceira canção, é Flávio Venturini, com quem Milton divide três músicas, dentre elas Nascente, faixa presente no Clube da Esquina 2.
Em seguida é a vez de Maria Gadú, com quem divide cinco canções, com destaque para Um Girassol Da Cor De Seu Cabelo, que causou certa comoção graças a seu ritmo crescente. E vale aqui uma citação para o som da casa, onde minhas experiências nem sempre foram das melhores nesse quesito. Dessa vez parece que a produção do show e o Espaço das Américas conseguiram encontrar equilíbrio, e, pelo menos onde estávamos posicionados, era possível ouvir absolutamente todos os instrumentos de maneira clara e sem excessos.


Com a saída de Maria Gadú, quem sobe ao palco é Lô Borges. Antes do Mineiro subir ao palco, Milton fez questão de relembrar uma de suas várias histórias sobre o período do Clube da Esquina, dessa vez fazendo uma homenagem à família Borges, por quem Milton foi acolhido.

Após duas canções, Milton e Lô Borges deixam o palco e o destaque fica para o jovem artista Zé Ibarra, que canta San Vicente com muita competência, deixando evidente seu grande talento, além de entoar Trem de Doido e Estrelas.

E é durante Estrelas que Milton e Lô retornam ao palco para em seguida protagonizar um dos momentos mais emocionantes da apresentação.
Ao som de Clube da Esquina 2 foi difícil segurar a emoção...

Essa canção tem uma história curiosa, pois é uma música instrumental gravada no Clube da Esquina 1, parceria de Milton e Lô Borges, que só veio a receber letra no final dos anos 70, essa escrita por Márcio Borges, a pedido de Nana Caymmi, posteriormente gravada tanto por Lô Borges, como anos depois por Milton.



A essa altura foi a vez de Criolo subir ao palco. Claramente emocionado, não poupou elogios ao “mestre Milton” e entoaram Cais. Com direito a presença de Milton no Piano e mais duas músicas na sequência.

Em seguida vimos Maria Rita, que, da geração de artistas mais novos, é sem dúvida a mais conhecida e bem sucedida, e com ela foram mais três canções.

E chegou a vez do último convidado especial. O maestro Wagner Tiso subiu ao palco para acompanhar Milton ao piano numa sequência de sucessos com uma emocionante versão de Para Lennon e Mccartney, tendo os versos acompanhados pelo público a plenos pulmões.

Após uma rápida pausa, com direito ao fechamento das cortinas, todos voltam ao palco para o bis.

E lá se vão ‘Paula e Bebeto’ e Maria Maria.
Ao todo foram aproximadamente duas horas e vinte minutos de apresentação, com um total de 27 músicas (set list completo mais abaixo).



Minha intenção com esse texto, era, ao mesmo tempo demonstrar meu carinho e respeito pela obra de Milton Nascimento, artista que aprendi a admirar graças a influência do meu pai, e também uma forma de manter na memória alguns momentos de uma das apresentações musicais mais emocionantes que tive a chance de assistir.
Esse era para mim, ao lado de tantos outros, um show que estava na minha lista de shows obrigatórios.

Shows são experiências sensoriais. É aquele conjunto do artista, das canções, público, atmosfera e sentimento coletivo, que cria uma experiência única e nos transporta para outros lugares, épocas e dimensões.

E algumas dessas apresentações nos marcam para sempre, como foi o caso de ontem. Nunca voltarei a ouvir aquelas canções sem relembrar alguns momentos e me transportar de volta para aquela plateia, de fronte a um dos maiores cantores, compositores e músicos da Música Popular Brasileira, que consegue sem esforço atrair a todos a sua volta, seja o público ou os convidados ali presentes.


"Eu sou da América do Sul
Eu sei, vocês não vão saber

Mas agora sou cowboy

Sou do ouro, eu sou vocês

Sou do mundo, sou Minas Gerais"



Obrigado Milton.
_________________________________________________________________________________


Setlist
Milton Nascimento, Turnê Clube da Esquina, São Paulo, 18 de janeiro de 2020.

PLAYLIST TIDAL

1.       TUDO O QUE VOCÊ PODIA SER
2.       DOS CRUCES
3.       UM GOSTO DE SOL
4.       NUVEM CIGANA
5.       NASCENTE
6.       CASAMIENTO DE NEGROS
7.       CANOA, CANOA
8.       CRAVO E CANELA
9.       UM GIRASSOL DA COR DO SEU CABELO
10.   PAISAGEM NA JANELA
11.   LILIA
12.   O TREM AZUL
13.   SAN VICENTE
14.   TREM DE DOIDO
15.   ESTRELAS
16.   CLUBE DA ESQUINA Nº 2
17.   CAIS
18.   ME DEIXA EM PAZ
19.   NÃO EXISTE AMOR EM SP
20.   PONTA DE AREIA
21.   NADA SERÁ COM ANTES
22.   ENCONTROS E DESPEDIDAS
23.   O QUE FOI FEITO DEVERA
24.   CORAÇÃO DE ESTUDANTE
25.   PARA LENNON E MCCARTNEY

BIS

26.   PAULA E BEBETO
27.   MARIA MARIA


WILTON é casado e pai de dois filhos e do cão Floyd.
Divide seu tempo livre entre a família, seus discos de vinil e seu violão.
Escrever é um de seus hobbies e sem dúvida essa é uma das maneiras mais sinceras de dividir com o mundo, o mundo que o habita.

Comentários

  1. Parabéns pela resenha. Deu para sentir o clima do show desse grande artista.

    ResponderExcluir
  2. Emocionante, inesquecível... Algumas palavras que vieram na minha mente após ler sua matéria... Você sabe que muitas dessas canções fizeram e fazem parte da trilha sonora da minha vida. Diga-se de passagem, uma bela trilha sonora para minha biografia!! Kkk. Mas algumas delas são muito especiais. Cais, foi o papai que me mostrou, Um Girassol da Cor do seu Cabelo... Ah... Amo essa música... Enfim... Parabéns pela sua escolha... Realizou um desejo que o papai tinha e eu também!!! Belo presente você se deu nas vésperas do seu aniversário!! Bj grande!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela leitura e pelas palavras. Bjao

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto é escrito com a alma. Pelos artistas e set list apresentados, dá para imaginar que deve ter sido um show incrível. Ps: escreva mais vezes!

    ResponderExcluir

Postar um comentário